terça-feira, 2 de março de 2010

II - Introdução

Todo animal vai morrer. O problema do ser humano é que ele é o único animal que sabe disto. Como conviver com o fato de saber da própria morte? Esta é a questão (dificuldade) número 1 e da qual todas as outras derivam.

Daí o sucesso das religiões que prometem a salvação: “Pela fé alcançamos a imortalidade”. Mas para quem não tem fé permanece o problema. E para viver plenamente é preciso vencer o medo da morte. Como?

Bem, se você é desses que tem fé, recomendo que não continue lendo, mas se a fé religiosa não te safisfaz plenamente, prossiga, se sua paciência permitir.

Para as religiões é possível vencer o medo da morte pela fé em Deus, que é maior que nós. Para a filosofia, contudo, é possível vencer o medo da morte pela lucidez e compreensão. Para as religiões a salvação é por um outro (Deus), enquanto para a Filosofia a salvação, ou seja, vencer o medo da morte, é tarefa que você terá que fazer por si mesmo.

Aqui vale destacar que as religiões não só prometem que você poderá vencer o medo da morte, mas vencerá a própria morte, vivendo eternamente. A Filosofia não te promete tanto. Mas te promete vencer o medo da morte. E sem esse medo você poderá viver a vida que lhe cabe plenamente.

Daí se tem de cara que qualquer filosofia que se preze rejeita a idéia de vida eterna. E rejeitando tal idéia, ouso dizer que qualquer filosofia que se preze é atéia.

Portanto, reitero a recomendação. Se você é crente, abandone esse blog, não é minha intenção estabelecer polêmicas religiosas infrutíferas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário